Tem muita criança que ao ver um palhaço começa a chorar. Outras, ficam desesperadas e inclusive chegam a sentir ataques de pânico e arritimas cardiácas. Nao se sabe a razão deste medo irracional, provavelmente a criança enxergará um palhaço como uma figura ameaçadora, já que o individuo usa uma maquiagem carregada e uma grande peruca, ocultando sua verdadeira identidade.
O medo de palhaços é classificado pela psquiatria como fobia e tem o nome de "Coulrofobia". O prefixo "coulro" vêm do grego κωλοβαθριστής (kōlobathristēs), que significa “aquele que anda sobre pernas de pau”, já que antigamente alguns palhaços andavam sob pernas de pau.
Antigamente muitos hospitais e consultorios infantis tinham palhaços decorando as paredes, coisa que hoje em dia praticamente é raro de se encontrar, já que foi comprovado que muitas crianças se assustavam.
Alguns palhaços famosos contribuiram para aumentar sua fama de maus, como por exemplo:
Pennywise, famoso monstro em forma de palhaço que mata crianças no filme "It", baseado no romance de terror de Stephen King
Billy, um palhaço de fantoche que era usado pelo assassino Jigsaw da saga Saw. Usava armadilhas mortais para matar pessoas em um quarto utilizando serras, correntes, etc.
No filme espanhol "Balada triste de trompeta" do diretor Álex de la Iglesia, aparecem palhaços assassinos, vitimas da Guerra Civil Espanhola, que no começo aparentam ser bons, mas conforme o filme vai avançando eles vao se tornando maus.
No filme "Zombieland", um dos protagonistas é um palhaço mega sinistro.
Podemos incluir nessa lista o Coringa, vilão clássico do Batman, e porque não o Krusty, palhaço dos Simpsons, que é um tipo bem esquisito.
0 comentários:
Postar um comentário